
PERSPECTIVAS DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSIONISTAS
2020; Volume: 7; Issue: Único Linguagem: Português
10.35621/23587490.v7.n1.p1918-1930
ISSN2358-7490
AutoresSandriny Maria de Almeida Oliveira, Lara Bianca Soares Brandão, Diana Ísis Ribeiro Macêdo, Yuri de Almeida Oliveira, Nertan Ribeiro Batista, Marília Andreza da Silva Ferreira,
Tópico(s)HIV/AIDS Research and Interventions
ResumoPor meio deste relato de experiência, pretende-se narrar e compartilhar as experiências e vivências de ensino-aprendizagem de estudantes de Enfermagem e Medicina na execução do projeto de extensão Bate-papo Saúde na Escola que foi desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras- PB. As ações realizadas ocorreram no primeiro semestre de 2019 com alunos do município de Cajazeiras-PB com o intuito de desenvolver a discussão sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e seus agravantes, além de partilhar conhecimento fundamentado nas teorias em saúde. Através de roda de conversa e dinâmicas foi estabelecido um tempo para dialogar e discutir, sendo possível realizar uma maior interação dos extensionistas com os estudantes do ensino fundamental e médio, permitindo uma troca de experiências e saberes. Os alunos foram muito participativos e demonstraram um grande interesse pela temática de modo que os objetivos do projeto foram atendidos, demonstrando também, que as ações de promoção e educação em saúde são de extrema importância para informação e melhoria na qualidade de vida de jovens e adolescentes. É válido salientar que essas atividades contribuíram para mudanças relevantes no processo e percurso formativo dos extensionistas, desenvolvendo competências e habilidades potencializadoras de uma atitude ética, cidadã e transformadora diante de questões sociais e da organização dos serviços de saúde. Palavras chave: Educação em saúde. Promoção da saúde. Infecções Sexualmente Transmissíveis. Ensino fundamental e médio.
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