
Ensino Jurídico na Perspectiva da Luta por Reconhecimento de Direitos dos Jovens no Brasil: O Lugar do Outro no Aprendizado
2016; National Council for Research and Postgraduate Studies in Law; Volume: 1; Issue: 13 Linguagem: Português
10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2015.v1i13.3512
ISSN2448-3931
AutoresFrancisco Cardozo Oliveira, Josiane Rose Petry Veronese,
Tópico(s)Public Health in Brazil
ResumoO presente artigo tem por objetivo fazer uma revisão acerca do ensino jurídico na perspectiva dos direitos dos jovens e de uma luta por reconhecimento de seus direitos, com ênfase na figura do outro na aprendizagem e nas possibilidades de emancipação. Servindo-se de um aporte crítico, a análise se desdobra em três principais aspectos: inicia-se com a reconstrução do papel da universidade e do ensino jurídico; em segundo lugar, preocupa-se em estabelecer uma conexão com o estilo de vida dos jovens estudantes no Brasil e os processos de construção da sua subjetividade e, em terceiro, examina-se a configuração de uma luta por reconhecimento de direitos, baseado no pensamento de Axel Honneth, relacionada ao ensino e à aprendizagem. No final, a análise se volta para as perspectivas de emancipação do ensino jurídico e a efetivação dos direitos dos jovens na realidade brasileira. Em toda análise está pressuposto o objetivo de identificar paradoxos e bloqueios à emancipação dos jovens no ensino jurídico, ao mesmo tempo em que sustenta a premissa de que no ensino e na aprendizagem do direito está a possibilidade de concretização dos direitos dos jovens, bem como dos direitos de todas as pessoas em sociedade.
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