
Esporte, gênero e ideologia: a (des)construção de Ronda Rousey no comercial #PerfectNever
2017; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português
10.30962/ec.v20i3.1323
ISSN1808-2599
AutoresTarcyanie Cajueiro Santos, Felipe Tavares Paes Lopes,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoNeste trabalho, buscamos responder as questões: como as atletas do Ultimate Fighter Championship (UFC) são simbolicamente construídas por peças publicitárias? Em que medida e como essas construções se entrecruzam com relações de dominação de gênero em um esporte tradicionalmente considerado masculino? Analisamos e interpretamos o potencial ideológico e o contestatório dos sentidos mobilizados pelo comercial da Rebook #PerfectNever, protagonizado pela ex-campeã de UFC Ronda Rousey. Para tanto, adotamos a metodologia da hermenêutica de profundidade, de Thompson. Concluímos que, do ponto de vista das relações de gênero, o comercial é potencialmente subversivo e, do ponto de vista das relações de classe, potencialmente ideológico.
Referência(s)