Artefatos tecnológicos digitais interativos: Estratégias projetuais para fomento da mediação de conteúdo em museus
2019; Linguagem: Português
10.5151/2spddesign-037_36
ISSN2318-6968
AutoresDiego Enéas Peres Ricca, Clice de Toledo Sanjar Mazzilli,
Tópico(s)Museums and Cultural Heritage
ResumoHoje a tecnologia digital se aplica de forma maior e mais variada em diversos aspectos do cotidiano. Com esteio nisso objetiva-se identificar aspectos projetuais relevantes no sentido da mediação de conteúdo e potencialização do aprendizado de visitantes em museus por meio da interação com artefatos tecnológicos digitais. Primeiramente realizou-se um estudo de reconhecimento de estratégias projetuais relevantes aplicadas em 21 exemplos visitados, pelo qual foi obtida uma visão geral do estado da arte de aplicações, nacionais e internacionais, ensejando a identificação de estratégias projetuais de cunho estrutural e conceitual. Em seguida, tais análises foram articuladas a um aprofundamento na observação do usuário em interação, por meio de dois estudos de caso selecionados dentre os projetos anteriormente elencados. O primeiro foi o projeto A Voz da Arte, fruto da parceria entre Pinacoteca de São Paulo e a IBM. Já o segundo se concentra na instalação Relevos da Terra em 3D, situada no Museu Catavento Cultural. A coleta de dados se deu por levantamento de áudio e vídeo da interação de 15 visitantes no primeiro, e 12 no segundo artefato, seguida por entrevistas semiestruturadas, tratando de questões relativas às experiências individuais da atividade. Por fim realizou-se uma categorização dos pontos relevantes observados,produzindo um diagrama que sintetiza as estratégias projetuais elencadas em três dimensões de estímulos da interação: materiais; racionais e emocionais.
Referência(s)