Editorial Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Editorial

2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 5 Linguagem: Português

10.15628/rbept.2012.4018

ISSN

2447-1801

Autores

Olívia Morais de Medeiros Neta, Dante Henrique Moura,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Nesse volume, a Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica tem como tema “Formação de professores e práticas pedagógicas”. As possibilidades de investigação concernentes ao tema remetem à formação inicial, formação continuada e autoformação docente na educação profissional; práticas pedagógicas na educação profissional; formação de conceitos e identidade em educação profissional; currículo integrado: formação docente e práticas pedagógicas; educação social e práticas educativas pertinentes às trajetórias da educação profissional; formação dos sujeitos docentes e diversidade.O primeiro artigo desse número à formação docente e a reflexão e didática por um ensino de química atrativo com o objetivo de analisar a importância da reflexão e dos saberes didáticos para a formação docente tendo como foco um ensino atrativo e produtor de conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de campo, com o uso de entrevista e observação. O caminho metodológico compreendeu momentos de leitura, reflexão e apresentação de uma Mostra Didática realizada em duas escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Zé Doca-MA.O segundo artigo apresenta análises e reflexões acerca da Pedagogia da Alternância, desenvolvida numa turma do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Santa Inês, no município baiano de Santa Inês.O último artigo apresenta algumas experiências de ensino e aprendizagem vivenciadas em uma turma do 5º período do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol na modalidade de educação a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Central, na disciplina Organização e Gestão da Educação Brasileira.Uma boa leitura! Nesse volume, a Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica tem como tema “Formação de professores e práticas pedagógicas”. As possibilidades de investigação concernentes ao tema remetem à formação inicial, formação continuada e autoformação docente na educação profissional; práticas pedagógicas na educação profissional; formação de conceitos e identidade em educação profissional; currículo integrado: formação docente e práticas pedagógicas; educação social e práticas educativas pertinentes às trajetórias da educação profissional; formação dos sujeitos docentes e diversidade.O primeiro artigo desse número à formação docente e a reflexão e didática por um ensino de química atrativo com o objetivo de analisar a importância da reflexão e dos saberes didáticos para a formação docente tendo como foco um ensino atrativo e produtor de conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de campo, com o uso de entrevista e observação. O caminho metodológico compreendeu momentos de leitura, reflexão e apresentação de uma Mostra Didática realizada em duas escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Zé Doca-MA.O segundo artigo apresenta análises e reflexões acerca da Pedagogia da Alternância, desenvolvida numa turma do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Santa Inês, no município baiano de Santa Inês.O último artigo apresenta algumas experiências de ensino e aprendizagem vivenciadas em uma turma do 5º período do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol na modalidade de educação a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Central, na disciplina Organização e Gestão da Educação Brasileira.Uma boa leitura!

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