Artigo Acesso aberto

Um Estudo de Caso sobre as Implicações da Abordagem Ausubeliana no Ensino de Física

2005; Volume: 1; Linguagem: Português

10.13102/sscf.v1i0.5256

ISSN

2675-3286

Autores

Samuel Nunes De Santana, Elder Sales Teixeira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este trabalho fundamenta-se na pesquisa ação utilizada para investigar o processo de aprendizagem significativa. Mapas conceituais foram utilizados como ferramentas para a coleta e análise dos dados, acessando a estrutura cognitiva do sujeito da pesquisa, o que resultou em um mapeamento cognitivo que foi analisado qualitativamente e tratado estatisticamente por meio da análise de agrupamento hierárquico (AAH). Duas questões básicas foram investigadas: como se encontram os conceitos de termologia de um estudante com ensino médio completo? Quais mudanças significativas podem se processar após ser ministrado curso estruturado segundo a abordagem ausubeliana? Os resultados mostraram uma grande concordância entre a análise quantitativa e qualitativa, indicando a grande diferença entre os resultados do pré-teste o do pós-teste e uma melhoria significativa na compreensão da termologia pelo estudante.

Referência(s)