
Campanha eleitoral nas redes sociais: estratégias empregadas pelos candidatos á Presidência em 2014 no Facebook
2016; Brazilian Association of Political Communication Scholars; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21878/compolitica.2015.5.2.87
ISSN2236-4781
AutoresMichele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEste artigo faz uma análise das estratégias que os três principais candidatos de 2014 – Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves – empregam nas redes sociais, tomando-se como exemplo o Facebook. A análise tem como ponto de partida os modelos de Figueiredo et al. (1998) e Albuquerque (1999) para a observação das estratégias tradicionais e sugere a inclusão de estratégias tipicamente verificadas na internet (Willians e Gulati, 2013; Bor, 2013; Jensen e Dyrby, 2013). Utiliza-se como metodologia a análise de conteúdo quantitativa para monitorar os 90 dias que compõem o primeiro turno da campanha eleitoral no Brasil, sendo a análise feita a partir de uma amostra de 803 postagens. Os resultados indicam que a estratégia de mobilização (online eoffline), mesclada com a promoção de agenda, é o que predomina no Facebook.
Referência(s)