Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Folclore na mídia de massa: Globo Rural e aspectos folclóricos do homem do campo

2008; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 3; Linguagem: Português

10.30962/ec.v3i0.45

ISSN

1808-2599

Autores

Elizabeth Moraes Gonçalves,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de pesquisa realizada sobre a imagem do homem do campo, construída pelo programa televisivo Globo Rural, da Rede Globo de televisão. Trata-se de parte da pesquisa intitulada “O Rural na Televisão: Uma análise do discurso rural construído pelo programa televisivo Globo Rural", do projeto mais amplo denominado Linguagens e discursos Especializados na Comunicação. Verificou-se que a tradição brasileira - representada pelos universos do caipira e do sertanejo - e a modernidade tecnológica e científica aplicada ao campo se mesclam na composição de um programa televisivo que atende ao mesmo tempo o público rural e o urbano, criando a representação simbólica desta "moderna" cultura do campo. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, em que a leitura dos dados levantados como corpus para a pesquisa, foi subsidiada por elementos da análise crítica do discurso. Refletimos sobre o papel da Rede Globo, como mídia massiva, de caráter comercial, cumprindo, de certa forma, a tarefa de revitalizar aspectos folclóricos, entendidos como traços arraigados, segundo a emissora, à cultura e à imagem do homem campo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX