Artigo Acesso aberto

印刷技術からみた日本語文献の歴史

2019; Issue: 42 Linguagem: Português

10.11606/issn.2447-7125.v0i42p57-82

ISSN

2447-7125

Autores

Jun Shirai,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Há um aspecto marcante na história das técnicas de impressão no Japão. No Ocidente, a invenção de tipos móveis de imprensa, por Johannes Gutenberg, nos meados do séc. XV, mudou fundamentalmente a posição social dos livros e levou ao declínio os convencionais manuscritos e a impressão xilográfica. Entretanto, as técnicas de impressão com tipos móveis importadas no Japão, vindas da Europa e da Coreia, entraram em declínio em meio século, e a era da impressão xilográfica em blocos de madeira se restaurou. Os tipos móveis de imprensa, no Japão, aumentaram somente na primeira metade do séc. XIX, e a impressão em blocos de madeira desapareceu no período Meiji. Este fato difere, substancialmente, do Ocidente, uma vez que a ascensão e o declínio desta técnica aconteceram bem mais tarde no Japão. Outro aspecto notável é que a impressão xilográfica e a de tipos móveis coexistiram por um certo tempo. No Japão, não era raro imprimir, concomitantemente, o mesmo texto, usando ora a técnica xilográfica, ora a com tipos móveis. Isso significa que havia uma cultura ímpar de utilizar as vantagens e as diferenças de ambas as técnicas de impressão. Baseado nestes fatores, há dois aspectos em destaque que têm sido discutidos na história da imprensa no Japão. 1. Por que o uso de tipos móveis não se estendeu rapidamente no Japão? O custo técnico de fazer os tipos móveis era oneroso por causa dos numerosos kanji (ideogramas chineses) e kana (silabários japoneses) da língua japonesa. Ainda, a ortografia simples e eficiente de imprensa não prevalecia, uma vez que a escrita de kana tradicional fazia uso do sistema de escrita complicado e ineficiente, com suas variantes originárias de ideogramas (hentaigana), e o estilo corrido de escrita, com caracteres emendados em linhas verticais (renmen-tai). Para reproduzir esses estilos de manuscrito em grande escala, a prensa em blocos de madeira se mostrava superior, comparada com a dos tipos móveis. 2. Por que a imprensa em blocos de madeira e a com tipos móveis coexistiram por tanto tempo? O uso de blocos de madeira era o método principal no período Edo, mas, os tipos móveis de imprensa poderiam ter usos repetidos com eficiência para cópias em menor quantidade. No geral, a impressão com tipos móveis era de baixa qualidade, pior do que a prensa de bloco de madeira, e era, então, usada pelos que não se importavam com isso. Portanto, os editores utilizavam as vantagens do tipo móvel, enquanto a cultura única da prensa em bloco de madeira prosperava no mesmo período. A questão das técnicas de impressão não abarca somente a sua qualidade técnica, mas também a questão linguística, que é estreitamente dependente dos caracteres japoneses, sistema de escrita da língua e da cultura japonesa.

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