Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Trabalho de campo e ensino de Geografia

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 27; Issue: 54 Linguagem: Português

10.5007/26279

ISSN

2177-5230

Autores

Leonardo Dirceu de Azambuja,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Na Geografia Clássica, a observação e a descrição das formas espaciais era o resultado da realização do trabalho de campo. A renovação teórica e metodológica da Geografia qualificou este procedimento de pesquisa acrescentando neste resultado a interpretação do movimento presente nas relações socioespaciais. O trabalho de campo desenvolvido no ensino de Geografia na Educação Básica é uma atividade didática compatível com os novos paradigmas do ensino-pesquisa ou da construção social do conhecimento escolar. Refletir sobre o trabalho de campo no ensino de Geografia, considerando as mudanças na ciência e no ensino da ciência constitui o objeto do presente texto, incluindo algumas indicações de procedimentos e possibilidades para a realização didática de trabalhos de campo na escola.

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