AS PRÁTICAS PROSELITISTAS NA EXECUÇÃO DA DOCÊNCIA EM ENSINO RELIGIOSO: Por que isso ainda acontece?
2015; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 10; Issue: 21 Linguagem: Espanhol
10.22169/revint.v10i21.723
ISSN1809-7286
AutoresJosé Geovânio Buenos Aires Martins,
Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoRESUMO O Ensino Religioso enquanto componente curricular deve priorizar conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN, o estudo das diferentes culturas religiosas existentes no Brasil. Todavia, por que esse pressuposto, resguardado em lei, não consegue assegurar o ensino deste componente curricular, como se prevê a LDBEN? Será pela falta de uma diretriz que exija uma formação inicial? Uma vez, que este componente curricular passou por várias transformações, saindo do caráter catequético e/ou doutrinador, para o estudo do multiculturalismo em dias atuais. Portanto, esse artigo discorre sobre as práticas proselitistas na execução da docência em Ensino Religioso ER, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Picos-PI, pois o fim único do componente curricular Ensino Religioso, não é fazer prosélitos, mas sim fornecer condições para que todos tenham acesso ao conhecimento acadêmico das diferentes culturas religiosas, priorizando-se para isso a sala de aula, para com isso se eliminar os entraves encontrados em nossa sociedade, quando o assunto é orientação religiosa. O principal objetivo desta investigação teve o intuito de investigar por que o componente curricular ER apresenta-se como objeto de estudos para se formar prosélitos, minimizando assim a resistência dos discentes em relação a este componente curricular. Para alcançar esse objetivo, fez-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, como não poderia deixar de ser, e uma pesquisa de campo participante, pois somente depois da análise dos dados coletados através de entrevistas semiestruturadas se puderam sugerir estratégias pedagógicas e metodológicas para que o componente curricular Ensino Religioso saia do caráter confessional e assuma de vez sua identidade cultural. Palavras-chave: Ensino Religioso. Culturas Religiosas. Práticas Proselitistas. ABSTRACT Religious Education as part of a syllabus should prioritize, according to the Brazilian Guidelines and Bases for the National Education Law (LDBEN), the study of the different religious cultures within the country. However, why does not this assumption, foreseen by the law, can ensure the teaching of this subject as described in the LDBEN? The author wonders if this lack of compliance to the law is due to the non-existence of a guideline that requires an expertise by the teacher since Religious Education has gone through a lot of modification, which changed its initial religious/indoctrination characteristic in the past to a multicultural subject nowadays. Therefore, this article looks upon the proselytism in teaching Religion in the county of Picos, in the state of Piauí, Brazil. Religious Education is not to indoctrinate the students to a particular belief, but to show them the whole range of believes that there are out there. There is no better place than the classroom to overcome all the obstacles the Brazilian society has when it comes to religion. The main objective of this study was to detect the main reasons Religious Education focus on indoctrinating students, which can help teachers change their point of view when teaching such subject. To achieve such a goal there was a bibliographical research as well as a field research. Only after analyzing the data collected in semi-structured interviews some pedagogical and methodological suggestions could be indicated. Such indications intend to take Religious Education further away from an ideology and closer to its cultural identity. Key words: Religious Education. Religious Cultures. Proselytism. RESUMEN La Educación Religiosa como un componente curricular debe dar prioridad de acuerdo a la Ley de Directrices y Bases de la educación Nacional LDBEN, el estudio de las diferentes culturas religiosas existentes en Brasil. Sin embargo, ¿por qué este supuesto, salvaguardado por ley, no puede garantizar la enseñanza de este componente curricular, según se dispone la LDBEN? ¿Será por la falta de una directriz que requiere una formación inicial? Una vez más, este componente curricular ha sufrido varias transformaciones, dejando el carácter catequético y/o consejero, para el estudio de la multiculturalidad en la actualidad. Por lo tanto, este artículo analiza las prácticas proselitistas en la aplicación de la docencia en la Educación Religiosa ER, en el ámbito de la Educación Municipal de Picos-PI, pues el único propósito del componente curricular Educación Religiosa, no es para hacer proselitismo, sino proporcionar las condiciones para que todos tengan acceso a los conocimientos académicos de las diferentes culturas religiosas, dando prioridad al aula, para eliminar así los obstáculos que enfrentan en nuestra sociedad, en lo que respecta a la orientación religiosa. El principal objetivo de esta investigación fue diseñado para investigar por qué el componente curricular ER se presenta como objeto de estudios para graduarse prosélitos, minimizando así la resistencia de los estudiantes con respecto a este componente curricular. Para lograr este objetivo, fue hecha una investigación bibliográfica y una investigación de campo participante, porque sólo después del análisis de los datos recogidos a través de entrevistas semi-estructuradas se pudieron sugerir estrategias pedagógicas y metodológicas para que el componente curricular de Educación Religiosa salga del confesional y tome su identidad cultural. Palabras-clave: Educación Religiosa. Culturas religiosas. Prácticas de proselitismo. DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v10i21.723
Referência(s)