Espiritualidade Dirigida ao Ensino de Enfermagem da Residência em Saúde Mental e Psiquiatria
2019; Linguagem: Português
10.36239/revisa.v8.n3.p246a254
ISSN2316-848X
AutoresLuana Prado Figueredo, Alessandre de Carvalho, Júlia Carolina de Matos Cerione Silva, José Gilberto Prates, Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoObjetivo: identificar a percepção dos discentes da disciplina de Espiritualidade aplicada à Enfermagem na residência de enfermagem em saúde mental e psiquiatria. Método: estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. A auto percepção foi medida em dois momentos, pré e pós conteúdo temático da disciplina “Espiritualidade e Religiosidade (E-R) aplicado a Enfermagem” a técnica das nuvens de palavras para análise das informações. Resultados: das onze discentes do sexo feminino, com idade de 27 anos (média), seis referiram ter orientação religiosa, citando o catolicismo, protestantismo, espiritismo e o sincretismo religioso, praticando além da religiosidade organizacional a não organizacional, por meio de jejum, oração, leitura das escrituras e livros religiosos, meditação e contemplação. Quanto aos significados à E-R, os mais representativos à primeira foram: algo interno, amor e autoconhecimento, e a segunda crença, dogma e oração. A partir da experiência de aprendizado nesta disciplina, a auto percepção acerca das competências ao cuidado espiritual em enfermagem demonstrou-se mais elevadas, de 37,7 para 68,8 no escore total. Conclusão: a disciplina proporcionou um espaço dialético para um processo de ensino aprendizagem direcionado às competências ao cuidado espiritual; auxiliando em reflexões e mudanças no perfil para auto percepção acerca da E-R e suas práticas integrativas em enfermagem.
Referência(s)