Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais

2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35819/2447-2689remat2015v1i2id1246

ISSN

2447-2689

Autores

Caroline Maffi, Francieli Bandeira de Fraga, Diego de Vargas Matos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Esta oficina tem como objetivo principal apresentar uma sequência de atividades enfatizando a prática da investigação matemática em sala de aula, envolvendo números reais e em especial os números irracionais para estudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, são desenvolvidas três atividades. A primeira sugere uma exploração da reta numérica e aproximações sucessivas de radicais. Na segunda atividade, é proposto a construção da espiral pitagórica. Finalmente, na terceira atividade, utiliza-se o Tangran como recurso para explorar medidas que envolvam números irracionais. Busca-se discutir e ampliar o conjunto dos números reais, por meio das atividades de investigação matemática. Além disso, evidencia-se que o conceito de número irracional, quando construído por meio de atividades investigativas e considerando os aspectos históricos, torna-se mais compreensível e significativo. A abordagem por meio de investigações matemáticas torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e mais interessante para os estudantes.

Referência(s)