
O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais
2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35819/2447-2689remat2015v1i2id1246
ISSN2447-2689
AutoresCaroline Maffi, Francieli Bandeira de Fraga, Diego de Vargas Matos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEsta oficina tem como objetivo principal apresentar uma sequência de atividades enfatizando a prática da investigação matemática em sala de aula, envolvendo números reais e em especial os números irracionais para estudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, são desenvolvidas três atividades. A primeira sugere uma exploração da reta numérica e aproximações sucessivas de radicais. Na segunda atividade, é proposto a construção da espiral pitagórica. Finalmente, na terceira atividade, utiliza-se o Tangran como recurso para explorar medidas que envolvam números irracionais. Busca-se discutir e ampliar o conjunto dos números reais, por meio das atividades de investigação matemática. Além disso, evidencia-se que o conceito de número irracional, quando construído por meio de atividades investigativas e considerando os aspectos históricos, torna-se mais compreensível e significativo. A abordagem por meio de investigações matemáticas torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e mais interessante para os estudantes.
Referência(s)