Artigo Produção Nacional

CHICO REI: RELATIONSHIP, DIGITAL MEDIA AND FASHION CHICO REI: RELACIONAMENTO, MIDIAS DIGITAIS E MODA

2019; Linguagem: Português

10.5748/16contecsi/eco-6209

ISSN

2448-1041

Autores

JOYCE GONCALVES ALTAF, GUIDO MENDONCA ALMEIDA DE CASTRO OLIVEIRA, RICARDO SOTTO MAIOR, LUCIANO ALVES NASCIMENTO,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Aesthetics

Resumo

The present research discusses areas that develop, but still need many studies (MINAYO, 2001) for better understanding. These are: customer relations, digital media and fashion. It is believed that understanding how these three areas relate is of great relevance. Thus, the present study aims to understand the role of digital media in the relationship between Chico Rei and his clients. For this, a study was developed on the company Chico Rei, an online clothing trade company, located in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais. The company produces and markets men's, women's and children's shirts as well as a range of personal accessories and interior decoration. For this, a qualitative research was carried out, using an in-depth interview, using a form composed of 12 open questions, with one of the owners of the company researched. This interview is defined as a direct, personal, unstructured interview in which an interviewee is interviewed by a qualified researcher to reveal motivations, beliefs, attitudes and feelings about a particular topic (NOTESS, 1996). Thus, it was possible to understand the relationship between the company and its clients, to understand the technological approach of social media and to verify its benefits for the organization, correlating the brand with the definitions of self-concept and the success of the brand. A presente pesquisa versa sobre áreas que se desenvolvem, mas ainda carecem de muitos estudos (MINAYO, 2001). São elas: relacionamento, mídias digitais e moda. Acredita-se que entender como estas três áreas se relacionam seja de grande relevância. Assim, o presente estudo visa entender qual o papel das mídias digitais no relacionamento entre a Chico Rei e seus clientes. Para isso, foi desenvolvido um estudo da Chico Rei que é uma empresa de comércio online de vestuário, localizada na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A empresa produz e comercializa camisas masculinas, femininas e infantis, além de uma gama de acessórios pessoais e de decoração para casa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, operacionalizada através de uma entrevista em profundidade (in-depth), utilizando um formulário composto por 12 perguntas abertas, com um dos proprietários da empresa pesquisada. Tal entrevista é definida como uma entrevista não-estruturada, direta, pessoal, em que um respondente é entrevistado por um pesquisador qualificado a revelar motivações, crenças, atitudes e sentimentos sobre determinado tópico (NOTESS, 1996). Assim, foi possível compreender o relacionamento entre a empresa e seus clientes, entender a abordagem das mídias sociais e verificar os seus benefícios para a organização, correlacionando a marca com as definições de autoconceito e do sucesso da marca.

Referência(s)