Artigo Acesso aberto

Uma Proposta para Ensinar os Conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma Aplicação da História da Física

2002; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 24; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1806-11172002000400016

ISSN

1806-9126

Autores

Murilo de F. Magalhães, Wilma Machado Soares Santos, Penha Maria Cardoso Dias,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel e Novak. A História da Física - por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito - mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativos, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva. Os resultados da aplicação desse método, no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, são apresentados.

Referência(s)