Uma Proposta para Ensinar os Conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma Aplicação da História da Física
2002; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 24; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1806-11172002000400016
ISSN1806-9126
AutoresMurilo de F. Magalhães, Wilma Machado Soares Santos, Penha Maria Cardoso Dias,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel e Novak. A História da Física - por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito - mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativos, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva. Os resultados da aplicação desse método, no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, são apresentados.
Referência(s)