Daltonismo pedagógico
2019; Volume: 18; Issue: 37 Linguagem: Português
10.15603/1679-8104/ce.v18n37p63-75
ISSN1679-8104
AutoresVicente de Paulo Morais, Cláudio Fernando André,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA presente pesquisa tem como objetivo discutir a representação docente no cotidiano escolar e suas respectivas repercussões. Para tanto, ancorou-se tal pesquisa na Teoria das Representações Sociais (TRS) defendida por Serge Moscovici e no Processo de ensino defendido por José Carlos Libâneo. Além disso, utilizou-se da ciência e psicologia das cores para ilustrar esse processo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que proporcionou uma reflexão sobre a influência e a importância da representação docente no cotidiano escolar, em especial relacionada à avaliação, planejamento/direção do ensino e a relação professor e aluno. Ao conectarmos ciência e psicologia das cores com o cotidiano escolar, identificou-se o Daltonismo Pedagógico e suas possíveis variantes e repercussões. O Daltonismo pedagógico, além de influenciar o cotidiano e a cultura escolar, também pode ser caracterizado como a representação docente do processo de ensino. Além disso, identificou-se ainda a possibilidade do Daltonismo Pedagógico ser congênito, estando diretamente vinculado a formação inicial dos docentes, ou adquirido, quando a própria cultura escolar vai transformando a forma de enxergar o cotidiano escolar. Observou-se ainda que a formação inicial e/ou continuada tem papel preponderante no tratamento do daltonismo pedagógico. No outro extremo da discussão, identificou-se ainda o que denominamos como Harmonia pedagógica que se mostra capaz de favorecer e potencializar uma relação ensino e aprendizagem fundamentada em um processo agradável e prazeroso.
Referência(s)