“BROWN BEAR, BROWN BEAR, WHAT DO YOU SEE?”
2020; Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas; Volume: 12; Linguagem: Português
10.51913/revelli.v12i0.10193
ISSN1984-6576
AutoresJaqueline Dos Santos Sarmento, Lívia Pretto Mottin, Makeli Aldrovandi,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo deste trabalho é apresentar um relato interpretativo de um projeto de ensino de língua inglesa para crianças de 4 e 5 anos da educação básica, por meio da contação da história infantil Brown Bear, Brown Bear, What do you see?, de Bill Martin Jr e Eric Carle. A escolha do tema e o planejamento das aulas foram realizados após observações de aulas na turma na qual o projeto foi aplicado, e foram levados em consideração os campos de experiência da Educação Infantil previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e objetivos de aprendizagem de língua inglesa. A metodologia utilizada na pesquisa foi relato interpretativo dos dados, que são compostos por um diário de campo e gravações de áudio das aulas do projeto. Os dados foram gerados a partir da aplicação do projeto didático em língua inglesa por meio de uma história infantil, cuja aplicação ocorreu no mês de outubro de 2019. A análise dos dados evidenciou que projetos que envolvam contação de histórias infantis em inglês podem contribuir para a promoção dos objetivos de aprendizagem previstos na BNCC, permitindo que crianças de 4 e 5 anos da educação básica pública aprendam não somente vocabulário e estrutura da língua, mas também utilizem o conteúdo abordado em sala de aula para suas vidas dentro e fora da escola. Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino de língua inglesa. BNCC. Contação de história.
Referência(s)