Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

IMBRICAÇÕES FOTONARRATIVAS NO FILME ACOSSADO (À BOUT DE SOUFFLE), DE JEAN-LUC GODARD

2018; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português

10.26512/pl.v6i12.11769

ISSN

2238-7692

Autores

Andressa Liz Menezes Ferro,

Tópico(s)

Photography and Visual Culture

Resumo

Buscou-se nesse artigo um diálogo entre visualidade e textualidade a partir da análise do filme Acossado, de Jean-Luc Godard. Esse filme foi um dos pioneiros da “Nouvelle Vague”, movimento cinematográfico da década de 60 que instaurou uma nova linguagem do cinema. Essa nova linguagem nasce a partir da proposta de um cinema autoral e inovações de técnicas narrativas que proporcionam uma diversidade de interpretações e diálogos que se dão pela quebra da narrativa tradicional cinematográfica. O filme de Godard apresenta um contínuo interstício entre imagens que dialogam diretamente com o espectador fazendo com que sua ação de ver o filme se torne ativa, e não passiva.

Referência(s)