
IMBRICAÇÕES FOTONARRATIVAS NO FILME ACOSSADO (À BOUT DE SOUFFLE), DE JEAN-LUC GODARD
2018; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português
10.26512/pl.v6i12.11769
ISSN2238-7692
Autores Tópico(s)Photography and Visual Culture
ResumoBuscou-se nesse artigo um diálogo entre visualidade e textualidade a partir da análise do filme Acossado, de Jean-Luc Godard. Esse filme foi um dos pioneiros da “Nouvelle Vague”, movimento cinematográfico da década de 60 que instaurou uma nova linguagem do cinema. Essa nova linguagem nasce a partir da proposta de um cinema autoral e inovações de técnicas narrativas que proporcionam uma diversidade de interpretações e diálogos que se dão pela quebra da narrativa tradicional cinematográfica. O filme de Godard apresenta um contínuo interstício entre imagens que dialogam diretamente com o espectador fazendo com que sua ação de ver o filme se torne ativa, e não passiva.
Referência(s)