Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sobre os monumentos escultóricos: por uma pedagogia da memória

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 16; Issue: 109 Linguagem: Português

10.5007/38931

ISSN

1984-8951

Autores

Alex Medeiros Kornalewski,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre os suportes escultóricos que adquirem a qualidade de monumento, além de refletir sobre a sua função pedagógica. Sendo assim, alguns apontamentos sobre a relação conceitual entre memória e história mostram-se fundamentais para pensar sobre os monumentos. Em complemento, discute-se a distinção entre monumento e monumento histórico. Em seguida, discorre-se sobre a função pedagógica dos monumentos, tomando como exemplo ilustrativo o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (monumento aos pracinhas) localizado no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro e o monumento fúnebre de Ary Barroso localizado no cemitério São João Batista de Botafogo, Rio de Janeiro. Por fim, apresenta-se uma proposta interdisciplinar ao incluir os monumentos na prática pedagógica, ressaltando a existência de vantagens e desafios que os seguintes atores - aluno, professor e bibliotecário - podem se deparar, além de considerar o último essencial no processo educacional proposto.

Referência(s)