Teses e dissertações do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC/SP, defendidas no 1o semestre de 2015
2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Issue: 87 Linguagem: Português
10.19176/rct.i87.28578
ISSN2317-4307
Autores Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoResumo: A missão recebida de Jesus Cristo (cf.Mt 29,[19][20] é assumida pela Igreja Universal e é efetiva na atividade de cada Igreja local.No entanto, entendemos que uma Igreja se torna particular quando chega à maturidade de assumir elementos culturais locais e se empenha na inculturação do Evangelho nesta determinada realidade.Com efeito, a missão de fazer conhecer Jesus Cristo até os con ns da terra enfrentou desa os de línguas, mentalidades e culturas.É a partir do processo da inculturação que podemos verdadeiramente propor um Jesus Cristo encarnado com a missão de libertar e salvar o gênero humano.Mas, nem sempre, o processo da Evangelização está livre de concepções culturais dos seus evangelizadores e, na maioria das vezes, as culturas dos povos nativos foram combatidas ou ignoradas.Esta pesquisa estuda a realidade haitiana no choque cultural entre o processo da evangelização cristã e o Vodu.Tentamos contextualizar tanto o discurso da Igreja local como os seus próprios escritos no cenário internacional e também o vasto pensamento teológico daquela época.Expomos também o trabalho dos negros pelo reconhecimento da cultura negra, defendendo-a contra todo o preconceito de cultura atrasada, de juiz de valor de fetichismo, bruxaria e tantos outros títulos que foram empenhados para combater a cultura negra em que o Vodu é uma forma de expressão.Depois de analisar o modo com que a Igreja local desempenhava a sua atividade missionária em relação ao Vodu e à luz do Vaticano II, procuramos apontar possíveis
Referência(s)