Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Reforma curricular de graduação em enfermagem - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

1993; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0104-11691993000200004

ISSN

1518-8345

Autores

Profa Dra, Maria Dulce, M Branca, Santos De Oliveira, Edna Vendrúsculo De Freitas, Vietta Paciência, Elizabeth Laus, R. O. GOMES, E. Valle, Iranilde José, Messias Mendes, Lisete Diniz, Ribas Casagrande, Marcia dos Santos Caron, María Solange, Guarino Tavares, Margarida Antonia, Villar Luís, Rosalina Aparecida, Partezani Rodrigues, Silvana Martins Mishima, Sônia María, Villela Bueno,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente estudo tem como propósito a descrição do processo de reforma curricular do curso de graduação, desenvolvido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo observando-se as etapas do planejamento curricular: o diagnóstico, os objetos educacionais, seleção e organização curricular, estratégias curriculares e avaliação curricular. Face a um diagnóstico da realidade vigente a necessidade da formação do enfermeiro generalista, apresenta-se um conceitual direcionado a visão do homem, comunidade, processo saúde-doença, enfermagem, enfermeiro generalista, competência e currículo. Propõe-se o fortalecimento do ensino das ciências biológicas e humanas do ciclo básico bem como dos aspectos administrativos nas atividades sanitárias e hospitalares. Esse currículo abrange os ciclos de formação pré-profissional e profissional a serem oferecidos em oito semestres do curso de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Referência(s)