Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Modelo para desenvolvimento Objetos de Aprendizagem: desenvolvimento de curso sobre sistema de publicação científica para editores

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n2.36572

ISSN

1981-0695

Autores

Ronnie Fagundes de Brito, Milton Shintaku, Andrea Fleury,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A modalidade à distância tem se transformado numa opção viável para repasse de conhecimentos, diante da evolução tecnológica. Entretanto, o desenvolvimento de cursos on-line ainda é um desafio, na medida em que requer uma variedade de profissionais, com perfis distintos. No sentido de facilitar esse desenvolvimento, o presente estudo descreve um modelo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, com aplicação em um curso voltado à ferramenta deeditoração científica. Trata-se de um estudo aplicado, apresentando como resultado um material instrucional implementado, utilizando técnicas que facilitam sua reprodução, com uma metodologia baseada na criação e utilização de rótulos (tags), comuns na informática atual. Tal abordagem facilita o desenvolvimento de objetos para aprendizagem por equipes diversas, de forma portável e iterativa. Com isso, contribui-se com a interdisciplinaridade no desenvolvimento de materiais aplicados em ambientes de ensino a distância.Palavras-chave: objetos educacionais; hipermídia; design instrucionalLink: https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/6659

Referência(s)