
Principais métodos de avaliação psicométrica da confiabilidade de instrumentos de medida
2016; Volume: 14; Issue: 49 Linguagem: Português
10.13037/ras.vol14n49.3671
ISSN2359-4330
AutoresCristiane Martins Cunha, Omar Pereira de Almeida Neto, Renata Stackfleth Stackfleth,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoIntrodução: A literatura tem focado a importância da adequada avaliação psicométrica dos instrumentos de medida como critério de boa qualidade do instrumento no que se refere às evidências de validade e à confiabilidade. Avaliar a confiabilidade é o primeiro passo para conhecer a acurácia de um instrumento de medida. Objetivo: Apresentar os princípios básicos de avaliação psicométrica da confiabilidade dos instrumentos de medida e os principais métodos estatísticos descritos na literatura. Metodologia: A pesquisa foi realizada a partir de publicações nas bases de dados Medline, LILACS e IBECS e também pelas descrições em livros da área. A análise dos estudos envolveu leitura de títulos, resumos e textos publicados nos últimos 10 anos, e foram excluídos artigos duplicados ou que não correspondiam ao objetivo desta revisão. Resultados: Os principais métodos de avaliação da confiabilidade são os baseados na correlação entre os itens e na consistência interna. Os principais métodos baseados em correlações são a confiabilidade teste-reteste, a confiabilidade a partir de formas equivalentes (ou paralelas) e a confiabilidade entre observadores; já os principais métodos de avaliação pela consistência interna são o método das duas metades, o coeficiente alfa de correlação (alfa de Cronbach) e o método de Kuder-Richardson. Conclusão: De modo geral, os autores concordam com os critérios fundamentais de avaliação da confiabilidade de um bom instrumento de medida. A confiabilidade é um atributo psicométrico presente num bom instrumento de medida e precisa ser contemplado nessas categorias de estudo.
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