Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática

2018; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35819/2447-2689remat2018v4i1id2686

ISSN

2447-2689

Autores

Isabelle Coelho da Silva, José Hélison da Silva, Ana Carolina Costa Pereira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Durante as aulas de Matemática, questionamentos a respeito do surgimento e da importância de conteúdos estão presentes no cotidiano dos alunos. A partir dessas dúvidas, o professor procura técnicas que auxiliem e deem suporte para tornar as aulas mais atrativas. Nesse contexto, pode-se visualizar a História da Matemática e, mais especificamente, o uso de fontes históricas como um meio de lidar com esses desafios que possam surgir em sala de aula. Assim, as aulas poderão tornar-se mais interessantes, havendo um melhor aproveitamento em relação à internalização de assuntos. Dessa forma, neste estudo, objetiva-se investigar o uso da obra Lilavati, especificamente o verso CLXXIV, como fonte histórica para o ensino de Matemática na formação de professores. Para tanto, foram analisados os resultados de uma atividade e um questionário aplicados na disciplina de História da Matemática da UECE no semestre 2016/1. Portanto, concluiu-se que a maior parte dos discentes foram positivos quanto à utilização da fonte escolhida em sala de aula, ressalvando a importância da interdisciplinaridade na escola. Dessa maneira, o uso de fontes históricas faz-se presente quando o professor almeja desenvolver uma autonomia e espírito investigador nos alunos, fazendo os assuntos terem significado de aprendizagem.

Referência(s)