Não ser só um carregador de livros: elaborações de jovens rurais sobre a escola
2013; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 20; Issue: 36 Linguagem: Português
10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36.306
ISSN2358-0194
Autores Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoConsiderando a centralidade da escola para a realização dos projetos individuais, esteartigo busca compreender os sentidos das experiências escolares para os/as jovens doDistrito Espraiado e fazendas, localizados em área rural do município baiano de Palmasde Monte Alto. Realizou-se um trabalho de campo, no qual a observação participante, aetnografia e a realização de grupos de discussão constituíram os principais instrumentosde coleta de dados. Foi realizada análise de 02 grupos de discussão com jovens dosexo masculino e feminino, matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Aanálise foi feita com base no Método Documentário de Interpretação desenvolvidopor Karl Mannheim e adaptado para a pesquisa social empírica por Ralf Bohnsack.Os resultados apresentados aqui apontam que a escola tem significados positivos paramoças e rapazes, haja vista que se trata de uma área rural de pequeno município emque o processo de escolarização se deu de forma tardia e sexista.
Referência(s)