Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Porque Rimos: Um Estudo do Funcionamento do Humor na Publicidade

2012; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 33; Issue: 57 Linguagem: Português

10.15603/2175-7755/cs.v34n57p171-198

ISSN

2175-7755

Autores

C. Figueiredo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar as principais teorias que explicam a mecânica do humor, quais sejam, a teoria da superioridade, na qual o humor é um mecanismo de afirmação social de um indivíduo sobre outro, ou de um grupo sobre outro; a teoria do humor por alívio, que explica o humor como uma espécie de válvula de escape para a tensão das relações humanas; a teoria da incongruência, na qual o humor surge de uma dissonância cognitiva, resultado de uma incongruência entre o esperado e o efetivo; e a teoria conceitual, na qual o humor nasce da solução, ou não, de um paradoxo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX