Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Aprendizaje de la estadística descriptiva en secundaria básica con datos provenientes del consumo de energía

2021; Volume: 11; Issue: 21 Linguagem: Português

10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.21.906

ISSN

2413-936X

Autores

Yusimí Guerra Véliz, Andier Aguilar García, Julio Leyva Haza,

Tópico(s)

Educational methodologies and cognitive development

Resumo

A aprendizagem da estatística no ensino Fundamental II requer da sua contextualização para dar significação à atitude dos alunos perante a realidade que, o cerca e ao desenvolvimento da sua intuição estatística. São apresentados os resultados da aplicação de um projeto sobre o consumo de eletricidade doméstica. A avaliação foi realizada por meio da aplicação de descritores de idoneidade epistêmica desagregados em quatro níveis. Conseguiu-se a participação ativa dos alunos, a estímulação de atitudes no sentido de economizar energia elétrica e a utilização de entidades estatísticas abstratas que, em conexão com o contexto, permitiram o estudo da realidade abordada.

Referência(s)