Aprendizaje de la estadística descriptiva en secundaria básica con datos provenientes del consumo de energía
2021; Volume: 11; Issue: 21 Linguagem: Português
10.26490/uncp.horizonteciencia.2021.21.906
ISSN2413-936X
AutoresYusimí Guerra Véliz, Andier Aguilar García, Julio Leyva Haza,
Tópico(s)Educational methodologies and cognitive development
ResumoA aprendizagem da estatística no ensino Fundamental II requer da sua contextualização para dar significação à atitude dos alunos perante a realidade que, o cerca e ao desenvolvimento da sua intuição estatística. São apresentados os resultados da aplicação de um projeto sobre o consumo de eletricidade doméstica. A avaliação foi realizada por meio da aplicação de descritores de idoneidade epistêmica desagregados em quatro níveis. Conseguiu-se a participação ativa dos alunos, a estímulação de atitudes no sentido de economizar energia elétrica e a utilização de entidades estatísticas abstratas que, em conexão com o contexto, permitiram o estudo da realidade abordada.
Referência(s)