Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 17; Issue: 46 Linguagem: Português

10.22481/praxisedu.v17i46.8667

ISSN

2178-2679

Autores

Glaurea Nádia Borges de Oliveira, Marcos García Neira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Com um gesto teórico-metodológico de viés pós-estrutural, esboçado por uma mobilização cartográfica do conceito foucaultiano de dispositivo, o presente artigo problematiza o currículo de um curso de formação em Educação Física constituído a partir de um modelo generalista. Impelidos pelo interesse em perscrutar o funcionamento e os efeitos de um ethos profissional que enuncia a unicidade integradora de uma trajetória formativa e a vincula à aquisição de um vasto repertório de habilidades profissionais, requeridas pela atuação tanto em contextos escolares quanto não escolares, deslocamo- nos sobre um plano discursivo composto pelo projeto curricular do curso e por narrativas de professores, egressos e alunos concluintes. Defrontamo-nos, então, com um mecanismo disjuntivo, que perturba, implode e fratura, por intermédio de suas próprias investidas, a matriz profissional que esteia o dispositivo curricular, deslindando-nos a condição contingente e indômita de um currículo.

Referência(s)