Artigo Acesso aberto Produção Nacional

APRESENTAÇÃO

2020; Volume: 16; Issue: 39 Linguagem: Português

10.48075/rt.v16i39.25974

ISSN

1981-4674

Autores

Luciane Thomé Schröder, Juliana de Sá França,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Estimadas leitoras e estimados leitores, Quando a ementa desta edição foi proposta, sequer poderíamos imaginar que a publicação ocorreria em meio a uma pandemia. O surto de COVID-19 nos impôs distanciamento social. Alterou as relações pessoais e profissionais: fomos forçados a reinventar nosso cotidiano e as maneiras de interagir. A televisão, os jornais, as revistas, as redes sociais, os aplicativos de mensagens, entre outros suportes, passaram a ser nossa conexão com a informação e com o outro. O mundo sendo lido de diferentes maneiras, a partir diferentes suportes, de dentro de nossas casas.Se à época da proposição da chamada para publicação, a leitura nos parecia um tema pertinente, o atual contexto reitera a necessidade de que ela seja (ainda mais) debatida, difundida, atualizada e potencializada. Ainda que os textos da edição não se remetam a práticas orientadas no atual cenário, as abordagens que seguem em cada um dos estudos, constituem-se em esforços de pesquisadoras e pesquisadores na reflexão/trabalho sobre a leitura na escola, cujo objetivo incide na formação do sujeito leitor: reflexivo, crítico e atuante na sociedade em que se insere.Assim, o presente número da Revista Trama apresenta como tema a Leitura em suas diferentes perspectivas teórico-metodológicas: da teoria ao ensino e pretende contribuir com as discussões e a compreensão de práticas relacionadas à leitura.Marechal Cândido Rondon, outubro de 2020.(Arquivo completo em PDF)

Referência(s)
Altmetric
PlumX