
Perspectivas acadêmicas em um cenário de saúde penitenciário
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i7.29509
ISSN2525-3409
AutoresAnderson Batista dos Santos, Ronaldo Luchesi Maciel, Mateus Rodrigo Palombit, Kassiano Carlos Sinski, Alexandre Inácio Ramos, Marcela Martins Furlan de Léo, Jeferson Santos Araújo, Vander Monteiro da Conceição,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoObjetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em um contexto de relações masculinas de um complexo penitenciário. Métodos: Estudo do tipo relato de experiência, sobre as percepções acadêmicas ao vivenciar um cenário de privação de liberdade em um Complexo Penitenciário, na ótica das masculinidades. Os acadêmicos acompanharam a rotina dos homens privados de liberdade, agentes de segurança penitenciária e profissionais de saúde que atuam nesse espaço. A imersão aconteceu entre os anos 2018 e 2019, num período de 12 meses. Resultados: Anteriormente a imersão dos acadêmicos, foi realizado um estudo semanal de preparação teórica sobre as masculinidades, antropologia médica, saúde do homem e sobre o contexto de privação de liberdade. Já em campo, foram utilizados os grupos educativos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e do Programa de Educação de Jovens e Adultos, para acesso aos apenados, enquanto os agentes de segurança penitenciária e profissionais de saúde foram acompanhados em seus setores. Um diário de campo foi iniciado e nele transcritas todas as vivências e percepções acadêmicas com esse público. Considerações Finais: Verificou-se como a assistência em enfermagem trabalha dificultosamente em contextos singulares, e como esse processo ainda precisa ser aprimorado para públicos e cenários de maior vulnerabilidade, para então alcançar uma saúde igualitária.
Referência(s)