Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens / Expression and communication in the Nursery School and Kindergarten: music and its contribution to the development of multiple languages
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n4-579
ISSN2525-8761
AutoresBruna Loureiro Esteves, António José Pacheco Ribeiro,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoExpressão e comunicação na Creche e no Jardim de Infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens, nasce da necessidade de enriquecimento das competências de comunicação, e do enorme interesse pela expressividade e representação criativa, observadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho, Portugal. Como tal, foram desenvolvidas atividades com uma forte componente musical, que associada a outras formas artísticas, tinham por principais objetivos: (i) desenvolver a expressão e comunicação através de linguagens múltiplas ao favorecer o contacto, a compreensão e o progressivo domínio de diferentes formas de linguagem; (ii) despertar a curiosidade, o pensamento crítico, a sensibilização estética e a compreensão do mundo aliado ao prazer de realizar novas experiências; (iii) favorecer o progressivo domínio do instrumento – corpo – de relação com o mundo, através das diferentes formas de movimento; e, por último, (iv) averiguar o papel da música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens. Apoiado sobre uma metodologia de pesquisa próxima da investigação-ação, e recorrendo a diversos instrumentos de recolha de dados como: o diário de bordo, a entrevista, os registos fotográficos e de vídeo, gravações áudio, grelhas de observação e notas de campo, estruturou-se o projeto, ao longo do qual as crianças demonstraram grande interesse, empenho e curiosidade pelas atividades que realizaram intensamente. O impacto do projeto foi maior que o esperado, com extremo valor pedagógico, demonstrando que é possível comunicar com significado através de diferentes formas de expressão não-verbais, que não somente a linguagem oral/verbal.
Referência(s)