
A intertextualidade em textos escritos na escola: o que os alunos produzem?
2022; Volume: 40; Issue: 84 Linguagem: Português
10.34112/2317-0972a2022v40n84p121-136
ISSN2317-0972
AutoresValquiria Rodrigues Silva Santos, Francisca Izabel Pereira Maciel,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoEste trabalho, com abordagem qualitativa (Alves-Mazzotti e Gewandsnajder, 2002; Gatti e André, 2010; Bogdan e Biklen, 1994), teve como objetivo principal analisar a intertextualidade (Koch e Elias, 2006; Fiorin, 2017) nos textos produzidos pelos alunos em sala de aula. Para realizar a pesquisa, utilizou-se como fonte de informações os cadernos de produção de texto dos alunos e as entrevistas semiestruturadas realizadas com oito alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola X. As análises tecidas ancoraram-se nos estudos de Bakhtin sobre a linguagem ([1929] 2006; [1979] 1997). Os resultados mostram que as produções de textos centravam-se na escrita de histórias, tendo como interlocutores os colegas e a professora da turma. Desse modo, os textos produzidos continham romance, mistério, aventura e fatos do cotidiano, que dialogavam com outros textos a que os alunos tinham acesso, tais como: filmes, jogos, seriados, livros e histórias orais contadas pelos familiares.
Referência(s)