
Quando os vendilhões do templo são bem vindos: as agências de viagens como intermediárias no consumo religioso das caravanas evangélicas para a Terra Santa.
2022; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15603/2176-1078/er.v36n1p255-283
ISSN2176-1078
AutoresMiriane Sigiliano Frossard, Rebecca Quadros,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
Resumos caravanas para a Terra Santa representam uma tradição que vem sendo continuamente reinventada por fiéis, agentes de viagens, governos e líderes religiosos que, ao evocarem a tradição, procuram trazer à tona um acervo de referências religiosas e práticas rituais acumuladas ao longo dos anos em torno das representações sobre a Terra Santa, ressignificando-as e utilizando-as para propósitos variados. Ocupando relevante papel nessa oferta de bens simbólicos, as agências de viagens se configuram como um importante intermediário entre o bem sagrado e o fiel, e, por isso, analisar o papel destas, em meio aos evangélicos brasileiros, enquanto intermediárias dos discursos, tradições e representações desse tipo de viagem, é o objetivo desse trabalho.
Referência(s)