Diagnóstico técnico-operacional para implementação de postos de pesagem veicular (PPVS) com agente remoto / Technical-operational diagnosis for the implementation of vehicle weighing stations (PPVS) with remote agent
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n4-558
ISSN2525-8761
AutoresLeonardo Perim Guerson, Vanessa Espíndola, Valter Zanela Tani, Amir Mattar Valente, Marcelo Bavier Marcos,
Tópico(s)Transport Systems and Technology
ResumoEste artigo aborda a definição e a execução de um processo de diagnóstico técnico operacional dos Postos de Pesagem Veicular (PPVs) no Brasil. O método de diagnóstico foi elaborado com o objetivo de prover diretrizes para a adaptação dos PPVs ao modelo de operação com agente remoto, no qual o agente de trânsito exerce suas funções em uma localidade remota às áreas de pesagem. Ainda, o diagnóstico visa analisar viabilidade da implantação de sistemas de pesagem em movimento em alta velocidade, do inglês High-Speed Weigh-in-Motion (HS-WIM), para pesagem seletiva de potenciais infratores nesses postos. Nesse contexto, o processo de diagnóstico culminou no levantamento in loco de 29 PPVs na malha rodoviária sob administração da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em que foram observados principais elementos que incidem sobre a operação de PPV com agente remoto e sobre a viabilidade técnica da implantação dos sistemas HS-WIM. O diagnóstico técnico-operacional constitui a primeira etapa do processo de adaptação dos PPVs para a operação com agente remoto e é utilizado como a principal referência para a elaboração de projetos executivos e funcionais que visem à implementação desse modelo de operação.
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