Textos históricos do antigo Egito para o ensino de conteúdos de matemática na educação básica / Ancient Egyptian historical texts for teaching mathematics content in basic education
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n4-548
ISSN2525-8761
AutoresPatricia Sheila Figueiredo Pereira, João Cláudio Brandemberg, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNeste estudo objetivou-se investigar a relação de textos históricos da matemática do Antigo Egito com a Educação Básica, a partir de um estudo de seu conteúdo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa em literatura especializada visando conhecer melhor o desenvolvimento histórico dos conteúdos matemáticos presentes nos textos do Antigo Egito. Tal trabalho acerca da contribuição dos textos antigos para o ensino de matemática se fundamentou nos estudos de Brandemberg e Mendes (2005), Serrão (2014), Brandemberg (2017) e Brandemberg (2021). Desse modo, foram identificados diversos textos antigos egípcios os quais, inferimos, podem contribuir para um refinamento no ensino de matemática, uma vez que possuem problemas e métodos de resolução diferentes dos que são utilizados atualmente no âmbito escolar. Isso deve permitir aos estudantes conhecerem outras formas de resolver problemas matemáticos. Diante disso, afirma-se que os textos históricos fornecem meios para uma aprendizagem de conteúdos matemáticos com maior significado, do mesmo modo que favorecem a compreensão dos conceitos matemáticos, se constituindo em excelentes documentos a serem adaptados e utilizados na Educação Básica.
Referência(s)