Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Crianças oncológicas e as experiências do adoecer e das práticas pedagógicas em ambiente hospitalar

2022; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5335/rep.v28i2.11183

ISSN

2238-0302

Autores

Osdi Barbosa dos Santos Ribeiro, Alessandra Alexandre Freixo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente artigo objetivou compreender os sentidos atribuídos pelas crianças de um Centro de Oncologia ao processo de adoecimento e às práticas pedagógicas no ambiente hospitalar. Esse estudo se apoia numa abordagem qualitativa do tipo descritiva. Como técnicas de pesquisa, foram utilizadas a observação sistemática, o diário de campo e a entrevista semiestruturada. O universo de participantes envolveu crianças do Centro de Oncologia Infanto-juvenil do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, Bahia. Paralelamente à observação sistemática das práticas pedagógicas, foram realizadas entrevistas com onze crianças. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo. Foi evidenciada, nas falas das crianças, a percepção do hospital como um lugar de dor e de cura. Por outro lado, é na brinquedoteca que as crianças encontram elementos que as aproximam do ambiente escolar, como a prática pedagógica de contação de histórias. Essa prática surge como uma forma de tirar a criança de uma realidade de silêncio e isolamento para ingressar em um mundo onde o sonho é possível, em que a fantasia faz esse papel de transpor para além dos limites impostos pela doença.

Referência(s)
Altmetric
PlumX