
Crianças oncológicas e as experiências do adoecer e das práticas pedagógicas em ambiente hospitalar
2022; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5335/rep.v28i2.11183
ISSN2238-0302
AutoresOsdi Barbosa dos Santos Ribeiro, Alessandra Alexandre Freixo,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente artigo objetivou compreender os sentidos atribuídos pelas crianças de um Centro de Oncologia ao processo de adoecimento e às práticas pedagógicas no ambiente hospitalar. Esse estudo se apoia numa abordagem qualitativa do tipo descritiva. Como técnicas de pesquisa, foram utilizadas a observação sistemática, o diário de campo e a entrevista semiestruturada. O universo de participantes envolveu crianças do Centro de Oncologia Infanto-juvenil do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, Bahia. Paralelamente à observação sistemática das práticas pedagógicas, foram realizadas entrevistas com onze crianças. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo. Foi evidenciada, nas falas das crianças, a percepção do hospital como um lugar de dor e de cura. Por outro lado, é na brinquedoteca que as crianças encontram elementos que as aproximam do ambiente escolar, como a prática pedagógica de contação de histórias. Essa prática surge como uma forma de tirar a criança de uma realidade de silêncio e isolamento para ingressar em um mundo onde o sonho é possível, em que a fantasia faz esse papel de transpor para além dos limites impostos pela doença.
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