
Desafios da gestão escolar no Brasil
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i7.29628
ISSN2525-3409
AutoresPacifico Ferraz Souto, Aline dos Santos Moreira de Carvalho, Evaldo Freires de Carvalho, Léia Flauzina da Silva Albuquerque, José Carlos Guimarães, Jailza do Nascimento Tomaz Andrade, Michele Lins Aracaty e Silva, Camila Abreu Thomazini Frinhani, Veronica C P Amorim, Rosana dos Reis da Silva, Jacqueline David Altoé, Joelma Cellin, Gabrielle Oliveira dos Santos Anchieta,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoAtualmente, a gestão educacional descentralizada ou gestão democrática, é uma realidade mundial e no Brasil. Ao passo que o processo democrático se desenvolve, a educação precisa acompanhar a sociedade, formando cidadãos capazes de exercer a democracia como deseja. Teoricamente, as escolas brasileiras apresentam gestão democrática, porém, na prática, a implementação ainda ocorre há décadas e enfrenta diversos desafios de diferentes fatores, internos e externos. O presente estudo justifica-se pela necessidade de apontamento desses desafios, com o objetivo de analisar brevemente os desafios e apontar possíveis soluções. Para tal, utilizou-se de pesquisa de caráter qualitativo, em relação aos objetivos, é uma pesquisa exploratória e aos procedimentos, o estudo caracterizou-se como bibliográfico. A pesquisa foi realizada em meio virtual, em bases de dados confiáveis, com artigos científicos publicados e inclui também ambientes virtuais de estudos e pesquisas em Pedagogia para referencial teórico. Foi realizada uma leitura analítica e destacados os aspectos principais. Após, foi elaborada a produção textual em dois títulos que se correlacionam: Gestão escolar e gestão democrática e Desafios enfrentados na gestão escolar democrática. As impressões da autora assim como as conclusões compõem as Considerações Finais.
Referência(s)