O gerenciamento de risco na aviação de asas rotativas: revisão de literatura e aumento da segurança operacional / Risk management in rotary wing aviation: literature review and enhancing operational safety
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n4-629
ISSN2525-8761
AutoresJair Novaes de Almeida, Rodrigo Antônio Silveira dos Santos,
Tópico(s)Occupational Health and Safety Research
ResumoA frota de helicópteros civis no Brasil ultrapassou a marca de 2000 aeronaves, superando países como a França e Inglaterra (ANAC, 2013). Conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros (ABRPHE, 2013), a cidade de São Paulo, com mais de 400 helicópteros registrados, é a metrópole com o maior número de aeronaves deste tipo em operação, superando cidades como Pequim, Londres, Tókio e Nova York. Paralelamente a esse aumento da frota, ocorreram vários acidentes envolvendo aeronaves de asas rotativas. Conforme o Panorama Estatístico da Aviação Civil Brasileira, 17,41% dos acidentes aeronáuticos ocorridos entre 2005 e 2014 estão relacionados com helicópteros (CENIPA, 2015). Torna-se relevante, portanto, estudar mecanismos para melhorar a Segurança Operacional relativa à operação de helicópteros no âmbito nacional, no intuito de minimizar a ocorrência de acidentes aeronáuticos. Ressalta-se que é prerrogativa da Força Aérea Brasileira, por meio do CENIPA, a condução de investigações e demais estudos necessários para a melhoria da prevenção de acidentes aéreos no Brasil. Nesse contexto, o presente artigo objetiva estimular o debate teórico sobre o assunto na comunidade acadêmica e contribuir para a elevar a Cultura de Segurança na aviação civil e militar brasileira. Tendo em vista que os acidentes são fenômenos organizacionais, já que representam um resultado catastrófico na dinâmica de interação entre diversos fatores de uma organização, incluindo falhas latentes (REASON, 1997), este trabalho apresenta ferramentas que podem ser utilizadas para a categorização e análise dos fatores organizacionais que possam representar perigo para a aviação de asas rotativas, a exemplo da ferramenta SOAM (Systemic Ocurrence Analysis Methodology), que permite a análise sistêmica dos diversos fatores relacionados a um acidente. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, cujos resultados poderão aperfeiçoar as práticas de Gerenciamento de Risco na aviação de asas rotativas e prevenir futuros acidentes, contribuindo para a segurança operacional.
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