
Uma revisão de literatura da área de educação em ciências sobre o fenômeno cultural do misticismo quântico
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5007/1982-5153.2022.e78755
ISSN1982-5153
AutoresDaniel Pigozzo, Matheus Monteiro Nascimento, Nathan Willig Lima,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoEste artigo tem como objetivo a ampliação do debate sobre o misticismo quântico. Para tanto, elaboramos uma revisão de literatura no escopo da área de Ensino. Realizamos discussões sobre definições existentes de misticismo quântico, sobre abordagens de pesquisas que lidam com o assunto, sobre posicionamentos relacionados à presença do tema em espaços formais de educação e pesquisa e sobre implicações do debate para a Educação em Ciências. Por fim, trazemos nossas considerações e conclusões sobre a investigação em que diagnosticamos que há várias definições do fenômeno coexistindo sem um consenso preciso, que há diversidade tanto nas abordagens teórico-metodológicas dos trabalhos quanto em seus posicionamentos sobre discutir o assunto em contextos educacionais ou acadêmicos e, por fim, que a maioria das pesquisas não apresentam claras implicações para a área de Educação em Ciências.
Referência(s)