Artigo Acesso aberto

Impactos da pandemia Covid-19 no ensino e formação do graduando em enfermagem: revisão integrativa / Impacts of the Covid-19 pandemic on the teaching and training of nursing undergraduates: integrative review

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34119/bjhrv5n2-271

ISSN

2595-6825

Autores

Amanda Conrado Silva Barbosa, Gabriela Ferreira Santana, Alexandra Valeriano Laredo, Caique Alves Rezende, Marina Dias da Silva, Tássia Lima Bernardino Castro, João Marcos Alves Melo, Maíla Martins Oliveira, Rafaela Dias Pardini,

Tópico(s)

Healthcare Regulation

Resumo

Introdução: Em 2019, na China, foi relatado um caso de pneumonia viral não identificada. A infecção causada pelo vírus, posteriormente identificado como Sars-Cov-2, tornou-se pandemia pela alta transmissibilidade entre populações de diversos países, o que demandou aplicação de medidas rigorosas de controle e prevenção, visando a diminuição da propagação do vírus em ambientes fechados. Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar as evidências disponíveis na literatura sobre os impactos da pandemia COVID-19 no ensino e formação de graduandos de enfermagem. Metodologia: Para esse estudo foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre o tema nas plataformas SciELO, LILACS e MEDLINE. Resultados: Foram utilizados os descritores em grupos: i. Graduação and Pandemia; ii. Enfermagem and Formação e iii. Graduação and Enfermagem and Pandemia. Dentre os artigos encontrados foi realizada a eliminação das duplicatas e a seleção para os artigos publicados apenas nos últimos cinco anos. Conclusão: Torna-se então fundamental uma busca para que as medidas de contrabalanço à pandemia sejam igualmente empregadas a todos os alunos, buscando sempre uma melhoria do ensino e amenizar os impactos da pandemia.

Referência(s)