Contribuições das plantas medicinais e uso de chás no ensino de química orgânica: revisão narrativa de literatura / Contributions of medicinal plants and tea use in teaching organic chemistry: a narrative literature review

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n4-240

ISSN

2525-8761

Autores

Nara Regina Firmo Alves, Maiara Jacintho Moreira, Pâmela Ribeiro Bueno, Maria Silvana Aranda Moraes, Jéssie Haigert Sudati, Laís da Silva Vasconcelos, Alexandre Antunes Brum, Aline Neutzling Brum,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O desenvolvimento intelectual dos alunos não está na quantidade de conceitos, e sim na qualidade, com a qual se almeja dar significado aos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza: química, física e biologia. Nesse contexto, a Base Nacional Comum Curricular, deixa explícito que as ciências que fazem parte dessa área, têm em comum a investigação sobre a natureza e o desenvolvimento tecnológico. Entende-se que a temática referente a plantas medicinais e uso de chás apresenta-se como uma ferramenta interessante, na perspectiva de traçar uma ligação entre o conteúdo de química orgânica e o cotidiano dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem significativa em relação ao conhecimento químico dos estudantes. Acredita-se que os conteúdos de química orgânica poderão ser desenvolvidos de maneira contextualizada, enfatizando a importância da química e a sua interligação com a cultura e a sociedade. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é buscar na literatura referencias sobre as plantas medicinais e o uso chás, no intento de encontrar subsídios que possam enfatizar o ensino de determinados conceitos de química orgânica. Para alcançar o objetivo que foi proposto, a metodologia escolhida utiliza a revisão de literatura do tipo narrativa. Nesse tipo de revisão, os artigos selecionados apresentam como finalidade descrever e discutir o estado da arte de determinado tema e possibilitam uma discussão ampliada. Os resultados apresentados em quatro capítulos, permitiram concluir que a utilização das plantas medicinais e o uso de chás, relacionam-se com ensino de química tornando o aprendizado menos complexo, possibilitando uma ligação da teoria com a prática.

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