Artigo Acesso aberto Produção Nacional

GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ACERCA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

2022; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português

10.51891/rease.v8i4.4974

ISSN

2675-3375

Autores

Gerlane Gomes de Souza, Michelle de Brito,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Esse artigo buscou como objetivo geral analisar as reflexões e articulação da gestão escolar no processo de elaboração e implementação do projeto político-pedagógico. Como objetivos específicos: conceituar a concepção de gestão escolar; caracterizar a contribuição da comunidade escolar; identificar os desafios da gestão escolar no desenvolvimento com o projeto político-pedagógico. A investigação partiu do seguinte problema: Como a gestão escolar se articula no desenvolvimento do PPP para sua comunidade escolar? O estudo foi desenvolvimento pelo autor Santos no ano de (2018) em uma escola da rede municipal “X”, por meio de pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou como instrumento para a coleta de dados o questionário com perguntas abertas aplicada a três professores e um coordenador do Ensino Fundamental nas séries iniciais, adotando-se pesquisas bibliográfica e pesquisa de campo realizada pelo autor Ferreira (2018). A base teórica foi: Betini (2015), Santos (2018), Lück (2016), entre outros. Constatou-se que a gestão escolar deve estar dentro das normas do sistema democrático, onde toda a comunidade escolar se envolve na elaboração e implementação do PPP, conclui-se eu a educação deve ser participativa, assim a educação se torna construtiva e de qualidade.

Referência(s)