Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Geometria Espacial nas questões do Enem

2022; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 27; Issue: 74 Linguagem: Português

10.37001/emr.v27i74.2731

ISSN

2317-904X

Autores

Wellington Fabiano Santos de Oliveira, Eliane Matesco Cristóvão,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou o perfil das questões sobre Geometria Espacial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estas questões foram classificadas à luz da Teoria dos Níveis de Pensamento Geométrico de van Hiele. O corpus desta pesquisa, de natureza documental, é constituído pelos cadernos de questões do Enem de 2009 a 2019. Um levantamento de pesquisas, relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Geometria Espacial, realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, possibilitou sugerir recursos e abordagens para o ensino da Geometria Espacial a partir dos perfis e níveis das questões analisadas.

Referência(s)