Investigando o trabalho com textos literários nas aulas de língua inglesa no ensino médio: uma proposta para o desenvolvimento da leitura crítica / Investigating the work with literary texts in english classes at high school: a proposal for the development of critical reading
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n4-030
ISSN2525-8761
AutoresLaura Cristina Dantas Lopes, Tiago da Costa Barros Macedo,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo investigou a importância de se trabalhar com textos literários da Literatura Inglesa e Norte-Americana nas aulas de Língua Inglesa no Ensino Médio, tendo em vista o desenvolvimento da leitura crítica dos alunos. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico a fim de verificar a importância da leitura de textos literários bem como sua contribuição para o desenvolvimento de conhecimentos linguísticos, culturais e de análise crítica dos alunos. A seguir, pesquisamos sugestões de trabalho didático com textos literários em aulas de língua inglesa. Finalmente, selecionamos seis obras envolvendo diferentes gêneros textuais da literatura inglesa e norte-americana para a elaboração de propostas didáticas, a saber: o poema “Augúrios da Inocência, a peça teatral “Hamlet”, o romance “As Aventuras de Huckleberry Finn”, o romance “Orgulho e Preconceito”, o conto “A queda da casa de Usher” e o romance Ratos e Homens. Ao trabalharmos na elaboração das propostas didáticas destas obras, verificamos que a utilização destes textos literários nas aulas de inglês do ensino médio pode contribuir para o desenvolvimento da leitura crítica dos estudantes ao abordar temas instigantes como o racismo, o suicídio e o papel da mulher na sociedade.
Referência(s)