Estudo do impacto da simulação realística na formação do acadêmico de medicina / Study of the impact of realistic simulation on medical students' training
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n4-349
ISSN2525-8761
AutoresEduarda Martins Prudente, Amanda Guedes Assis Dutra, Mylena Valadares Silva, Thiago Guedes Assis Dutra, Lucas Belém Pessôa de Melo Guerra Seixas, Gustavo Araújo do Nascimento Santos, Augusto de Oliveira Magalhães do Vabo, Alberto Vilar Trindade,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoA Simulação Realística é um método de aprendizado que utiliza de técnicas elaboradas com o intuito de produzir cenários próximos da realidade para que haja uma interação do discente com o meio e possa dessa forma aprender e aplicar seus conhecimentos no cenário. A implementação dessa metodologia vem ganhando espaço no exterior e no Brasil, com investimentos consideráveis em centros acadêmicos de simulação realística, com foco nas áreas de saúde. Além disso, é o único método atual que une a teoria, a prática esperada e o gerenciamento emocional da situação. Sua realização é composta de etapas, havendo no final o"debriefing", que é uma análise externa da conduta utilizada pelo estudante, exaltando os acertos e erros ocorridos e esclarecendo as dúvidas pertinentes sobre o tema escolhido. O principal objetivo desse método é fornecer um preparo prévio para o acadêmico, proporcionando-lhe maior confiança e preparo para enfrentar os desafios da futura profissão no cenário real. Esse estudo utilizou um questionário com 21 perguntas sobre o método no curso de Medicina de uma Universidade particular no Brasil, respondido por 92 acadêmicos que possuem a Simulação Realística como parte da grade curricular. A partir desse feedback, foi possível avaliar que a prática nos centros de simulação está repercutindo positivamente sobre os alunos, com o objetivo maior de associação teórica com prática para a construção de um futuro profissional de saúde competente, completo e com habilidades comportamentais e de raciocínio. Além disso, a emergência foi ressaltada pelos alunos como a área de maior significância no cenário e a presença de atores durante a encenação torna o ambiente mais realista, exigindo uma postura mais profissional por parte dos estudantes. Pôde-se, porém, observar um déficit na interdisciplinaridade entre SR, tutoria, morfofuncional e aulas teóricas, não sendo capaz de promover uma base consistente nos quesitos teórico e prático para que os alunos entrem nos cenários de simulação e se sintam seguros em atuar como médicos. Já no que se refere à importância da SR durante o período de pandemia pela COVID-19, em que as aulas práticas presenciais nos ambientes hospitalares foram suspendidas, a SR foi considerada uma alternativa de suma importância para o ensino da prática e consolidação dos aprendizados teóricos.
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