Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“QUEM VÊ CLOSE NÃO VÊ CORRE”: MEMÓRIAS DE DOCENTES DO IFRJ NITERÓI SOBRE LUTAS NA ADOLESCÊNCIA

2022; Volume: 13; Linguagem: Português

10.22407/1984-5693.2021.v13se.p.26-37

ISSN

1984-5693

Autores

André Souza Brito, Ana Clara Vieira Barbosa, Maria Eduarda Ilha de Freitas, Jennifer Francis Pereira de Medeiros, Larissa Gomes dos Santos Marciano,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O artigo representa um recorte que incide sobre resultados parciais do projeto “Trajetórias educacionais e profissionais de docentes do IFRJ campus Niterói: história e memória”, cujos objetivos são recuperar, registrar e analisar aspectos biográficos de docentes a partir da coleta de depoimentos orais, os quais foram transcritos. A metodologia utilizada na elaboração da pesquisa e deste trabalho apoiou-se em procedimentos teórico-metodológicos da História Oral, fazendo uso de um acervo constituído de transcrições de 19 entrevistas concedidas por docentes de áreas técnicas e propedêuticas. Esse acervo foi elaborado pela equipe de pesquisa autora deste artigo ao longo de dois anos de trabalho. O artigo pretende sintetizar resultados de uma análise temática do conteúdo dessas entrevistas, abarcando apenas uma categoria analítica, a qual pode ser expressa na seguinte questão: Que situações desafiadoras ou “lutas” os professores tiveram de enfrentar na adolescência e início da juventude para levar a cabo os estudos? A conjuntura atual atravessada por múltiplas crises que se retroalimentam (crise econômica, sanitária, política, educacional etc.), repercute no contexto da educação e se materializa muitas vezes em desesperança e evasão escolar. Não nos apoiamos em argumentos fundados na lógica meritocrática, mas acreditamos que o compartilhamento de fragmentos das histórias de luta de docentes pode contribuir com o processo de reflexão e autoconhecimento da comunidade acadêmica, bem como pode inspirar os discentes em suas lutas do tempo presente.

Referência(s)