Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Empregabilidade e destino ocupacional de egressos da educação superior: uma revisão de literatura

2022; Núcleo de Editoração da PUC Campinas; Volume: 27; Linguagem: Português

10.24220/2318-0870v27e2022a5382

ISSN

2318-0870

Autores

Daniel Santos Braga, Márcia Heleno Inácio, Nivalda Chaves dos Santos Salomé, Amanda Tolomelli Brescia,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Este artigo de revisão discute pesquisas recentes sobre inserção profissional de egressos da educação superior no Brasil. Foi feito levantamento de produções em bases indexadas e repositórios acadêmicos do país nas últimas décadas. A partir de critérios de elegibilidade foram selecionados 30 trabalhos que compuseram o corpus documental do estudo. Parte dos documentos localizados diz respeito a egressos de cursos de formação de professores. Assim, o estudo foi desagregado entre produções sobre egressos em geral e sobre egressos de licenciaturas, sendo que destas, destacaram-se pesquisas sobre graduados em cursos de Pedagogia. As produções foram classificadas em três categorias: i) as que relacionam a inserção de egressos às modificações do mercado de trabalho; ii) as que associam as trajetórias profissionais em interface com desigualdades estruturais da sociedade; e iii) as que abordam a inserção laboral de egressos a partir das especificidades da área de formação. Identificou-se que as produções sobre egressos da educação superior são bem distribuídas nos três grupos. Já para egressos das licenciaturas e Pedagogia, os trabalhos se concentram na terceira categoria, com exceção de cursos da parte diversificada da Base Nacional Comum Curricular. Foi possível concluir que, em geral, o mercado de trabalho para licenciados absorve os egressos dentro da área de formação com relativa facilidade, ainda que permaneçam desigualdades de remuneração quanto ao sexo e à raça/cor.

Referência(s)