Desempenho neuropsicológico preliminar de crianças fluminenses com desenvolvimento típico de linguagem: comparação entre escola pública e privada / Preliminary neuropsychologycal performance of flumenic children with typical language development: comparison between public and private schools

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n4-578

ISSN

2525-8761

Autores

Izabella Botelho Medeiros, Tatiana Bagetti,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Introdução: O desenvolvimento da aprendizagem depende da integridade do Sistema Nervoso Central e é influenciado por fatores intrínsecos e extrínsecos. As funções neuropsicológicas são importantes para a aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita e há uma escassez de estudos sobre essas habilidades em crianças fluminenses. Objetivo: Investigar de forma preliminar o desempenho neuropsicológico de crianças fluminenses com desenvolvimento típico de linguagem e aprendizagem e realizar uma comparação desses resultados entre crianças que estudam em escola particular e pública. Assim como, uma comparação do desempenho entre faixa etária. Método: Foi aplicada a Bateria Breve de Avaliação Neuropsicológica (o NEUPSILIN-Inf) em 38 estudantes, com faixa etária de 7 a 11 anos em duas escolas, uma pública e uma privada, do município de Nova Friburgo - RJ. Foram avaliadas as seguintes habilidades: orientação, atenção, percepção, memória, linguagem oral e escrita, habilidades visuoconstrutivas, aritmética e funções executivas e foi realizada uma análise estatística comparando os desempenhos das crianças nas duas escolas e entre as crianças mais novas (7 e 8 anos) e as mais velhas (9 e 11 anos). Resultados: Foi possível verificar que as crianças de ambas as escolas obtiveram desempenhos semelhantes e que houve uma melhora nas habilidades neuropsicológicas com o aumento da idade. Conclusão: Sugere-se aumentar o tamanho da amostra e realizar a pesquisa também em crianças falantes do dialeto carioca, a fim de obter dados tanto de escolas públicas e privadas do interior quanto da capital, contribuindo, assim, com pesquisas futuras e parâmetros para avaliação de crianças com queixas de dificuldades, transtornos de aprendizagem e∕ ou linguagem.

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