Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Possibilidades Formativas com os Cursos Online SBEM

2022; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.37001/ripem.v12i3.3012

ISSN

2238-0345

Autores

Salete Maria Chalub Bandeira, Eliete Alves de Lima, Aurinéia Alves de Lima Castro,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O objetivo deste texto é descrever e analisar o caminho trilhado por três professoras pesquisadoras do estado do Acre – Região Norte do Brasil, membros da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, a partir de formações recebidas em tempos de Pandemia da COVID-19, através dos Planos de Ação dos Cursos submetidos e aprovados por meio do Edital SBEM-DNE 01/2020. Dessa forma, apresentamos os Cursos: 1 - Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais: reflexões geradas na Educação Especial e 2 - Geometria: ensinando e visualizando com o GeoGebra App para os Anos Iniciais, ambos ofertados no ano de 2021, com atividades síncronas aos sábados e assíncronas durante as semanas dos cursos (1 – no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Moodle – UFRJ e 2 - Google Classroom). Como resultado, apontamos a importância da SBEM com as formações oferecidas aos sócios e destacar a grandeza dessas formações para regiões carentes do Brasil. Portanto, foi possível participar das formações e refletir com professores e pesquisadores de grupos de pesquisa de diversos Estados, temas emergentes presentes nas Escolas e, ainda numa Instituição de Ensino Superior colocar em ação uma formação de professores de matemática que se discuta as necessidades de nosso futuro e presente professor.

Referência(s)