
O ensino de termologia por meio de uma atividade lúdica:
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33238/rebecem.2022.v.6.n.1.27534
ISSN2594-9179
AutoresAlerf de Paula Dornel, Lucas Figueiredo Matos, Marconi Frank Barros, Cleiton Kenup Piumbini, Luiz Otávio Buffon,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoEste artigo consiste num relato de experiência realizado durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de um Curso de Licenciatura em Física. A intervenção ocorreu no final do primeiro trimestre de 2019, numa turma de 2º ano do Ensino Médio de uma Escola pública estadual. A metodologia adotada foi uma atividade lúdica, na forma de um jogo denominado Autódromo, com o objetivo de revisar o conteúdo de Termologia. Durante a aplicação constatamos a motivação e o engajamento dos alunos proporcionados pela atividade lúdica e também a importância de se propor atividades relacionadas a parte mais conceitual e contextualizada da Física. Acreditamos, que a intervenção conseguiu reduzir o grau de rejeição dos alunos para com a disciplina de Física, indicando possível melhora do aprendizado.
Referência(s)