Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ensino de termologia por meio de uma atividade lúdica:

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33238/rebecem.2022.v.6.n.1.27534

ISSN

2594-9179

Autores

Alerf de Paula Dornel, Lucas Figueiredo Matos, Marconi Frank Barros, Cleiton Kenup Piumbini, Luiz Otávio Buffon,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

Este artigo consiste num relato de experiência realizado durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de um Curso de Licenciatura em Física. A intervenção ocorreu no final do primeiro trimestre de 2019, numa turma de 2º ano do Ensino Médio de uma Escola pública estadual. A metodologia adotada foi uma atividade lúdica, na forma de um jogo denominado Autódromo, com o objetivo de revisar o conteúdo de Termologia. Durante a aplicação constatamos a motivação e o engajamento dos alunos proporcionados pela atividade lúdica e também a importância de se propor atividades relacionadas a parte mais conceitual e contextualizada da Física. Acreditamos, que a intervenção conseguiu reduzir o grau de rejeição dos alunos para com a disciplina de Física, indicando possível melhora do aprendizado.

Referência(s)